Depois de desenvolver inúmeros artigos e resumos de congresso, assim como participar como editora de conteúdo de uma revista científica nacional, decidi trazer alguns pontos que são em comum em artigos que reprovam na avaliação em revistas científicas durante a submissão.
1. Título: Algumas revistas científicas solicitam o título em dois idiomas, as nacionais normalmente pedem em inglês e português, a grande parte dos autores acabam deixando apenas o título em inglês, e isso já é um requisito para reprovar o artigo, então certifique-se se o título está nos dois idiomas solicitados pelo periódico científico.
2. Introdução: Uma vez meu artigo reprovou porque as referências que estavam na Introdução eram de mais de 10 anos e isso é um erro grave, visto que essa parte do artigo serve como uma contextualização atualizada sobre o assunto, então, sempre coloque artigos dos últimos 5 anos.
3. Objetivos: Sempre coloque os objetivos, se não definitivamente ele será reprovado. Normalmente, não existe um tópico específico para essa parte, porém, ele deve estar no artigo. Frequentemente, é encontrado no último parágrafo da Introdução.
4. Conclusão: A conclusão precisa ter uma contribuição significativa para a Medicina, pois, deve ter uma lição aprendida com o estudo ou relato de caso, para justificar a publicação do seu trabalho.